DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM E NA INTERAÇÃO DE CRIANÇAS COM TDAH NO ÂMBITO ESCOLAR.
Camila Alessandra Rodrigues (PIBID/CAPES/FAFIPA)1
Marise Helene Pereira dos Santos (PIBID/CAPES/FAFIPA)2
Marilene Mieko Yamamoto Pires (PIBID/CAPES/FAFIPA)3
Resumo. A escola tem como função preparar e instrumentalizar a criança para a vida, proporcionando-lhe o desenvolvimento das habilidades físicas e acadêmicas. Nesse sentido, o professor é figura importante no processo de formação, desenvolvendo um papel não só relacionado ao ensino/aprendizagem, mas também, atuando como profissional que promove a inserção do aluno na sociedade e no mundo em que vive. O professor deve estar preparado para saber lidar com todo tipo de criança, especialmente as que apresentam TDAH. O indivíduo que tem TDAH pode ser inteligente, criativo e talentoso, mas não consegue realizar todo seu potencial em função do transtorno. O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Suas principais características são desatenção, impulsividade e hiperatividade. O objetivo desse trabalho é relatar como é o relacionamento entre os alunos que apresentam TDAH com os estagiários do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, seus pais e professores e a partir deste relato apresentar soluções que podem ser utilizadas para melhorar o processo ensino-aprendizagem.
Palavra chave: TDAH, processo ensino-aprendizagem, PIBID.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_____________________________________
Acadêmica do Curso de Ciências – Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/FAFIPA e bolsista do PIBID/CAPES. e-mail:camilaalessandrinha@hotmail.com.
2 Acadêmica do Curso de Ciências – Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/FAFIPA e bolsista do PIBID/CAPES. e-mail: maryse_hps@hotmail.com.
3 Professora Adjunto do Colegiado de Ciências da Universidade Estadual