kaskaskas
1360 palavras
6 páginas
Haletos de alquilaOs compostos orgânicos contendo halogênios são muito comuns na natureza e muito utilizado em vários processos industriais modernos. Milhares de organo-haletos são encontrados em algas e vários outros organismos marinhos. O clorometano, por exemplo, é liberado em grandes quantidades por um tipo de alga marinha, em queimadas e vulcões. Os organo-haletos são muito utilizados como solventes industriais, anestésicos de inalação em medicina, refrigerantes e pesticidas.
Sulfonação
Nos detergentes: Detergentes são substâncias que apresentam a propriedade de baixar a tensão superficial da água, facilitando-lhe a penetração nos tecidos e auxiliando a remover e manter em suspensão as sujeiras. Os sabões e detergentes sintéticos são constituídos de uma longa cadeia hidrocarbônica, que em média contém de 12 a 20 átomos de carbono, sendo, portanto hidrofóbica ou lipofílica (solúvel em óleos e gorduras), acompanhada de uma extremidade polar (hidrofílica).
Síntese Industrial da Anilina
Consistindo de um grupamento fenila ligado a um grupamento amino, a anilina é normalmente produzida industrialmente em duas etapas:
1. Nitração do benzeno com formação do nitrobenzeno.
O nitrobenzeno é obtido industrialmente pela nitração direta do benzeno. Dentre as empresas que utilizam este processo citam-se: Allied Chemical, American Cyanamid, DuPont, Monsanto, BASF e Bayer. Muitas destas produzem frequentemente essa substancia para fabricação de anilina. A nitração do benzeno requer como catalisador o ácido sulfúrico concentrado para protonar o ácido nítrico que, ao perder água, gera o eletrófilo requerido para a reação de nitração – o íon nitrônio. Em um primeiro passo da substituição eletrofílica em aromáticos ocorre o ataque do eletrófilo (NO2 +) aos elétrons do sistema pi do benzeno dando origem a um carbocátion (íonarênio). No segundo passo da reação ocorre a abstração do próton por uma base (como H2O ou HSO4 -) presente no meio de reação, restaurando