Diferença Mercados e Hipermercados
Classificação
Os supermercados são classificados pela ABRAS utilizando-se de alguns critérios, como a áreas de vendas, números de check – outs, porcentagem de vendas de não alimentos, e etc.
Os supermercados compactos são estabelecimentos tradicionais geralmente instalados em bairros afastados do centro da cidade e administrados pela família do proprietário. São lojas com área entre 300-800m²; 5.000 itens divididos nas seções de mercearia, hortifrutis, carnes, aves, frios, lacticínios e bazar. A Mercearia Mimosa (Fotos 01 e 02) , localizada em Uberlândia é compatível com o sistema de balcão. Inaugurada em 1980 por imigrantes portugueses, por ser a atividade comercial que menos exigia investimentos. Apesar de todas as inovações no sistema de auto-serviço a mercearia mantém o atendimento de balcão, pois de acordo com o proprietário, a adequação para o sistema de peg-pag exigiria a contratação de seis novos funcionários que aumentaria os custos e a venda não cresceria na mesma proporção. Outro fator por ele mencionado, é a segurança.
Nesse estabelecimento ainda mantém a “venda de confiança” através do uso das cadernetas, mais também se utiliza cheques e cartões de créditos para pagamentos,os “funcionários” são membros da família.
Fotos 01 e 02: Mercearia Mimosa – exemplo de supermercados compactos
De acordo com essa classificação o supermercado convencional possui uma área de vendas entre 800 – 2500 m²; 5 % das vendas referentes a não alimentos; de 8- 20 check-outs; número médio de 10. 000 itens e seções de mercearia, hortifrutis, bazar, carnes, aves, peixaria, padaria, frio e lacticínios. São supermercados que se adaptam à localidades e ao público no qual está inserido. Assim, uma mesma rede pode ter lojas com características distintas conforme as exigências dos consumidores locais.
Um exemplo dessa categoria em é o Supermercado Cristo Rei (Fotos 03 e 04), a loja dispõem