didática na formação do professor
A didática na formação do professor
A formação profissional do professor pode ser realizada no Ensino Médio, nos cursos de Habilitação ao Magistério, ou no Ensino Superior, nos cursos de licenciatura. Tais cursos são essencialmente um conjunto de disciplinas coordenadas e articuladas entre si, formando um processo pedagógico intencional de preparação teórico-científica e técnica do professor em formação para dirigir o processo de ensino.
Nesse entendimento, a didática se caracteriza como a disciplina responsável pela mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente. A teoria pedagógica orienta a ação educativa escolar mediante objetivos, conteúdos e tarefas da formação cultural e científica.
A Didática é uma das áreas da Pedagogia. Investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação por meio do ensino. Sendo este uma ação historicamente situada, a Didática se constitui teoria do ensino. Não para criar regras e métodos válidos para qualquer tempo e lugar, mas para ampliar nossa compreensão das demandas que a atividade de ensinar nos coloca, a partir dos saberes acumulados sobre essa questão. E, quem sabe, com eles aprender a encontrar respostas, criar novos entendimentos de como proceder à educação nos espaços escolares, campo mais frequente do trabalho profissional dos professores. (ALTHAUS, 2005, p. 2)
A prática do professor em sala é permeada pelos conhecimentos adquiridos durante a formação, mas não se limita a esses, pois o processo didático efetiva a mediação escolar de objetivos, conteúdos e métodos das matérias de ensino, sempre articulando com a experiência prática e situacional do professor.
O trabalho docente é parte integrante do processo educativo mais global pelo qual os membros da sociedade são preparados para a participação na vida social. A