Didática e a formação de professores
Claudete E. R. B. Gonçalves
Prof.ª Elaine T. F. S. Carvalho
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (0266) – Prática do Módulo III
10/12/11
RESUMO
Este estudo tem como objetivo trazer um pouco de conhecimento sobre a Didática e sua importância para a formação de docentes que dominam está técnica de ensino, e desenvolvam uma prática didática-pedagógica que corresponda aos anseios e necessidades dos alunos.
Palavras-chave: Didática. Professor. Aluno.
1 INTRODUÇÃO
Inicialmente se abordará a origem e o significado do termo didática, que é considerada uma ciência que experimenta e desenvolve novas técnicas de ensino. A mesma está sempre aberta a novas descobertas, pois ela busca sempre melhorar a relação do professor com seus alunos, através de aplicações de didáticas que ajudem ao aluno compreender e aprender da melhor forma o conteúdo que lhe é apresentado.
Para ter um resultado proveitoso desta técnica de ensino aplicada em sala de aula, é de suma importância que o professor utilize-se do planejamento, levando em consideração o questionamento crítico das diversas situações que surgem no dia a dia, considerando sempre as experiências práticas que os alunos possuem e dessa forma construir diariamente o ensinar/aprender.
2 ORIGEM DA DIDÁTICA
O termo Didática tem sua origem no vocabulário Grego Teché didaktidé, que tem como tradução, arte ou técnica de ensinar, instruir. A Didática surgiu no século XVII, com João Amós Comenius que é considerado o pai da didática, ele trouxe a definição, de que a didática é a arte de ensinar tudo a todos.
A Didática é considerada uma ciência teórica-prática que pesquisa e experimenta novas técnicas de ensino e sugere formas de comportamentos a serem adotadas no processo de instrução.
Como toda a ciência a didática é aberta às novas descobertas que enriquecem o saber humano.