Didática e formação de professores
A escola deve promover formação integral aos alunos, com autonomia e equilíbrio pessoal, considerando relações interpessoais e atuação e inserção social.
Com o objetivo de ensinar, orientar, dizer o que é certo ou errado as diferencia sócias da sociedade, explicar que para ser um bom cidadão deve-se agir corretamente seguindo os princípios da lei, assim terá um bom futuro, mostrar para eles que existe a desigualdade, mais também tem a inclusão.
A organização do trabalho na escola precisa incorporar os seguintes elementos: Organização curricular; Unidade metodológica; Auto-organização dos alunos; Trabalho coletivo.
Dê uma forma mais clara o autor Saint - Onge (1999, p.29) destaca que o ensino apresenta sete funções:
1. Recortar conhecimentos anteriores significativos para aprendizagens novas; 2. Dar aos alunos objetivos de aprendizagem; 3. Apresentar aos novos alunos elementos de conhecimento
4. Organizar exercícios supervisionados; 5. Fazer a correção dos erros de aprendizagem; 6. Levar os alunos a fazer exercícios autônimos (trabalho, estudos); 7. Fazer periodicamente a síntese de elementos já apreendidos.
Saint - Onge (1999, p.29)
A aula é um vocábulo que tem suas raízes no latim aula= palácio, curral, gaiola, e no grego aulé = pátio, morada. No português antigo designava corte, palácio. No século XVI, dava a ideia de sala em que se leciona sala de aula, classe.
A aula designa a exposição didática de um assunto feita pelo professor aos alunos num determinado espaço de tempo, na qual existe um esforço orientado para a formação ou modificação do conduto dos alunos.
Anterita (2009, p.27)
O papel do Professor na escola é o de facilitador de aprendizagem criando condições e propondo reflexões o qual o aluno possa refletir e pensar sobre questões diversas. Neste contexto o educador deve valorizar e reconhecer seu aluno como sujeito do processo de ensino e possibilitar novos