Diagrama de causa e efeito
A qualidade é hoje uma das principais estratégias competitivas nas diversas empresas e nos diversos setores. A qualidade está intimamente ligada à produtividade, a melhoria de resultados e aumento de lucros, através de redução de perdas e do desperdício, do envolvimento de todos na empresa e conseqüente motivação.
Para que a qualidade consiga desenvolver um bom papel dentre das indústrias é necessário uma série de fatores, sendo um deles aplicação de ferramentas de melhorias podendo ser uma solução para estes novos desafios a ser encontrada no desenvolvimento dos CCQs, integrando os funcionários à empresa, num verdadeiro espírito de parceria.
Sendo uma dessas ferramentas popularmente conhecida como “espinha de peixe” ou Diagrama de Ishikawa utilizada pela administração para gerenciamento e controle da qualidade em processos diversos.
2 Breve História Kaoru Ishikawa
Kaoru Ishikawa nasceu em 1915 e se formou em Química Aplicada pela Universidade de Tóquio em 1939. Após a guerra, ele se envolveu nos esforços primários da JUSE – União de Cientistas e Engenheiros Japoneses - para promover qualidade. Posteriormente, tornou-se presidente do Instituto de Tecnologia Musashi. Até sua morte, em 1989, o Dr. Ishikawa foi figura mais importante no Japão na defesa do Controle de Qualidade. Foi o primeiro a utilizar o termo Controle de Qualidade Total (Total Quality Control) e desenvolveu as "Sete Ferramentas", as quais considerou que qualquer trabalhador poderia utilizar no dia-a-dia e não apenas os gerentes. Recebeu muitos prêmios durante sua vida, incluindo o Prêmio Deming e a Segunda Ordem do Tesouro Sagrado, uma altíssima honraria do governo japonês.
3 Diagrama de causa e efeito
A qualidade obteve seu estudo no começo dos anos 30, com a aplicação industrial do gráfico de controle inventada pelo Dr. W. A. Shewhart, de Bell Laboratories. Com a