Determinação política de resolvê-los torna-se um dever
Moral vem de mores costumes, o conjunto das praticas consuetudinárias, aquelas consagradas pelo uso mais comum, geral e frequente, filo´soficamente significa o realcionamento do ser consigo mesmo determinando atitudes (predisposiçoes) e comportametnos exteriorazados então em consonância com esta moral interna.
Valores seriam aqueles elementos conceituais subjetivos que conformam e guiam a conduta os comportamenteos explícitados. Crenças o conjunto mais arraigado e quase atávico, ancestral, mais subjetivos e profundos do que os valores, sem necessidade de justificativas lógicas e racionais que geralmente estão associadas aos valores gerados por fatos e situações d eaprendizagem mais racionálizáveis e eliciáveis.
Ética- é o estudo da conduta humana pelo ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.
Moral- é o conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada.
Valores- são as normas, princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduo, classe, sociedade.
Uma das indagações das quais partimos coincide com a de Paolo Nosella (2008): por que a questão da ética, tão vital e importante, tão universalmente debatida é tão difícil de ser precisada? Para o pesquisador citado, "a cada momento histórico, o homem enfrenta novos problemas; quando descobre as condições para a sua solução, a determinação política de resolvê-los torna-se um dever, isto é, uma questão ética. Se pesquisar é descobrir novos conhecimentos com vistas à superação de problemas com os quais a