redação Mensalão
Dissertação de aula de Direito Civil
Aluno : Mario Filipe Torres Fernandes nº 17
CURSO : Direito – diurno
TURMA : RA 6351117 / Professora : Adriana.
Capítulo 1
“ O direito não é uma simples idéia , é uma força viva. Por isso a
Justiça sustem numa das mãos a balança com que pesa o direito, enquanto na outra segura a espada por meio da qual defende. A espada sem a balança é a força bruta; a balança sem a espada, a impotência do direito. Uma completa a outra , e o verdadeiro
Estado de direito só pode existir quando a Justiça sabe brandir a espada com a balança.”
Pagina 15 e 16
Opinião
- O Estado precisa de viver à altura de sua moral e justiça , para poder exigir um governo mais justo a ponto de honrar o símbolo do direito , nossa Temis. Se uma força viva é o direito , então deve ter tal atitude positiva e de reação .
------------------“ A vida de um homem é a guerra, a de outro a paz.”
“ A paz sem a luta e o gozo sem trabalho pertence aos tempos do paraíso; na história esses benefícios só surgem como produto de um esforço persistente e exaustivo.”
“ O primeiro relance de vistas revela que nossa teoria ocupa-se mais com a balança do direito que com a espada.”
Pagina 17
Opinião
- Nada cai do céu , devemos saber que quando nascemos outros deram sua vida para termos nossa “ LIBERDADE ” então porque nos preocupamos mais em receber nosso direito, se nem lutamos por ele em situações corriqueiras? Preferimos nos acovardar em assistir de camarote toda a injustiça.
------------------“ O direito objetivo compreende os princípios jurídicos manipulados pelo Estado, ou seja, o ordenamento legal da vida.
O direito subjetivo representa a atuação concreta da norma abstrata, de que resulta uma faculdade específica de determinada pessoa.”
Pagina 18
Opinião
- Se o direito objetivo tem tanta força coercitiva imposta pelo
Estado, por que nosso direito subjetivo não se exerce de forma tal a ponto de nos tornar-mos dignos de