determinação do ponto de fusão
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNCIA EXPERIMENTAL
PROFESSOR: FRANCISCO CARLOS MARQUES DA SILVA
DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO
EDSON FRANCISCO COELHO DINIZ
LUCAS LEMOS M. ARAÚJO
TERESINA, PIAUÍ
JUNHO DE 2013
RESUMO
O experimento de determinação do ponto de fusão do ácido abiético impuro e do colesterol teve como objetivo de comparar os resultados observados nos experimentos com os resultados encontrados na literatura. Objetiva-se também o conhecimento do processo de determinação de ponto de fusão de outras substâncias.
INTRODUÇÃO
De acordo com Daniel Gonçalves (1988), ponto de fusão é a temperatura em que uma substância passa do estado sólido para o estado líquido, ou ainda, a temperatura em que os estado sólido e líquido se acham em equilíbrio. Os compostos puros têm um ponto de fusão bem definidos, e em geral as impurezas ocasionam um abaixamento do ponto de fusão das substâncias. Este fato se observa quando as impurezas são solúveis na substância fundida e insolúveis na sua fase sólida. Existe certa relação entre o ponto de fusão e a estrutura da molécula, podendo se dizer que os compostos com moléculas simétricas têm pontos de fusão mais elevados que aqueles com estrutura menos simétrica. (HEINZ,1997)
O ponto de fusão é tanto mais elevado quanto maior for o grau de associação do composto, (assim os ésteres, por exemplo, que não capazes de formar ligação por pontes de hidrogênio) têm um ponto de fusão muito mais baixo que os ácidos carboxílicos correspondentes. (HEINZ, 1997). Segundo Heinz (1997), muitas substâncias orgânicas decompõem-se ao mesmo tempo em que se fundem, o que geralmente se revela por uma alteração de cor e desenvolvimento de gases.
O seguinte experimento teve como objetivo de demonstrar que o ponto de fusão sendo generalizado como uma constante física constitui-se