Determinação do ponto de fusão
Identificar compostos através da propriedade específica, ponto de fusão, da substancia observada.
Introdução
O ponto de fusão designa a temperatura à qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido nas condições normais de pressão, coexistindo ambas as fases (sólida e líquida) em equilíbrio e o ponto de ebulição designa a temperatura em que uma substância passa do estado líquido ao estado gasoso .
O ponto de fusão, a uma determinada pressão, é um valor constante, característico de uma substância pura, e por isso a sua determinação constitui um método para calcular o grau de pureza da mesma substância. Com isto, se ao determinamos o ponto de fusão de uma substância que pensamos ser pura e durante a sua fusão existirem variações de temperatura superiores a 1oC, a substância não pode ser considerada pura.
Procedendo ao aquecimento lento e gradual de uma substância no estado sólido, à pressão normal, verifica-se que quando a temperatura atinge a temperatura de fusão da substância esta se mantém aproximadamente constante enquanto durar a mudança de fase (variações entre 0,5ºC e 1,0ºC são aceitáveis na prática).
O ponto de fusão é característico de cada substância particular.
No caso de misturas, a temperatura a que se inicia a fusão é variável, dependendo da composição da mistura. Durante a fusão de uma mistura, a temperatura não se mantém constante. Por conseguinte, se numa determinação experimental a temperatura variar significativamente durante a fusão, estamos perante uma mistura ou perante uma substância com grandes quantidades de impurezas.
Assim, o estudo do comportamento da temperatura no decurso da fusão constitui um critério possível para avaliar o grau de pureza de uma substância.
A determinação do ponto de fusão de uma substância pode fazer-se recorrendo a técnicas como o aquecimento do sólido num banho, ou utilizando aparelhos automáticos. O banho a usar para o aquecimento da substância é escolhido em função da