Determinação do ponto de fusão
O ponto de fusão de uma substância pura é a temperatura em que a fase sólida e a fase líquida coexistem, ou seja, entram em equilíbrio. Neste ponto, um acréscimo de energia (calor) é utilizado para romper a estrutura sólida, e a temperatura permanece constante, ou seja, não sobe até que a substância tenha se fundido completamente. Este acréscimo de energia sem que haja aumento de temperatura é chamado de calor latente de fusão, enquanto a energia utilizada pelo sistema para elevar a temperatura é chamada de calor sensível (LENZI et. al, 2004).
Para determinar o ponto de fusão de uma substância, o método mais simples e mais comum, porém não menos eficiente, é o método do tubo capilar. Este método consiste em colocar uma pequena quantidade de substância em um tubo capilar que se prende a um termômetro, imergindo-se o sistema em um banho líquido e aquecendo-se, observando-se a temperatura em que a fusão ocorre. Os líquidos mais empregados para o banho líquido são os óleos de silicone, devido à sua estabilidade, resistência ao calor e por não serem inflamáveis nem corrosivos. Porém, como têm custo elevado, ainda são utilizados outros líquidos, como a glicerina e a parafina líquida (CONSTANTINO et al., 2004).
II – OBJETIVO
Determinação do ponto de fusão de substâncias puras e misturas.
III – MATERIAS E PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Aparelho de ponto de fusão;
Termômetro;
Tubo capilar de vidro;
Tubo metálico;
Substância 1: Naftaleno
Substância 2: Mentol
Substância 3: Ácido Acetilsalicílico
Preparação do tubo capilar:
Não foi necessário preparar os tubos capilares, pois os mesmos já haviam sido preparados pelos técnicos do laboratório.
Adição das amostras aos tubos capilares:
Colocou-se uma alíquota das substâncias em um vidro relógio. Em seguida adicionou- se a amostra no tubo capilar e empurrando suas extremidades aberta de encontro à amostra. Determinação do ponto de fusão:
Foi observado no medidos de ponto de fusão, as