determinação do ponto de fusão
O nosso objetivo foi determinar o ponto de Fusão de substâncias puras e impuras, no caso utilizamos o ácido benzoico e o ácido salicílico.
3.0 Material Utilizado
Anel de borracha ou fita adesiva
Bico de Bunsen
Capilar
Fósforo
Garras e Mufas
Suporte
Termômetro de -10 a 250°C
Tubo de Thiele
Espátula
Gral e pistilo ( pulverizar a amostra)
Tubo de vidro
Vidro de relógio
Glicerina
Amostras de ácido benzoico e salicílico
4.0 Metodologia ou Resumo do Procedimento
Iniciamos preparando os tubos de capilar no bico de bunsen. Colocou-se uma pequena amostra de ácido benzoico no tubo capilar e empurrando sua extremidade aberta de encontro à amostra. Em seguida com o auxílio do tubo plástico (capa do termômetro) agitando para compactar a substância, dentro do tubo capilar até que atingisse uma camada de aproximadamente no fundo do mesmo. O método se repetiu com a amostra de ácido salicílico.
Para determinação do ponto de fusão usou-se o termômetro, para medir a temperatura inicial e a temperatura em a substância começou a fusão.
5.0 Resultado(s) e Discussão
Na prática foi possível fazer a determinação do ponto de fusão do ácido Benzoico e o ácido salicílico, que foi de exatamente:
5.1 Ácido Benzoico (C6H5C(O)OH) O processo de fusão com o ácido Benzoico iniciou-se com a temperatura de 32°C, começou o processo de cristalização a temperatura de 90°C e iniciou-se o seu processo de fusão, ou seja, mudança de sólido para líquido a 120°C e completou a mudança total para líquido a 129°C. Ou seja, seu ponto de fusão pode ser dado que é de 9°C.
5.2 Ácido salicílico (C7H6O3)
O procedimento com o ácido salicílico teve inicio com a temperatura de 100°C, começou o processo de cristalização a 120°C