determinação de ponto de fusão
1. TÍTULO: Ponto de fusão.
2. OBJETIVO: Determinar experimentalmente o valor do ponto de fusão de algumas substâncias.
3. INTRODUÇÃO: Entende-se por ponto de fusão a temperatura em que uma substância passa do estado sólido passa o estado líquido, Por exemplo, a água pura passa do estado sólido para o estado líquido, sob pressão de 1 atm, à temperatura de 0 ºC. Diz-se assim que o Ponto de Fusão da água pura é 0 ºC.
O ponto de fusão de uma substância, a uma determinada pressão, é um valor constante, fator característico de uma substância, e por isso a sua determinação constitui um dos métodos pelo qual pode-se calcular o grau de pureza desta substância. Com isto, se ao determinamos o ponto de fusão de uma substância que pensamos ser pura e durante a sua fusão existirem variações de temperatura superiores a 1oC, essa substância não pode ser considerada uma substância pura.
Segundo Layse Costa (2010), toda matéria existente, em seu estado natural, sob condições padrão de temperatura e pressão, possui um ponto de fusão X. Este ponto determina o momento em que uma substância pode ser alterada de estado físico sólido, para o estado físico líquido.Tal ponto de fusão pode variar de acordo com as ligações químicas existentes em determinada molécula, ou seja, quanto mais forte a ligação química, mais elevado será o ponto de fusão, sendo necessária maior temperatura para se separar os elementos.
Para misturas sólidas conhecidas como misturas eutéticas, misturas de duas ou mais substâncias em proporções tais que a mistura se comporta como uma substância pura, isto é, a temperatura de fusão é, constante durante todo o processo e não existe separação dos componentes da mistura. Como exemplo de uma mistura eutética podemos referir a solda utilizada para soldar componentes em circuitos electrónicos (mistura de chumbo e estanho na proporção aproximada de 60/40%)A técnica utilizada para atingir tal objetivo é o aquecimento. Neste caso em específico, conhecido