mesopotamia
Localizada onde é hoje o Iraque, a região da Mesopotâmia fica entre dois rios, o Tigre e o Eufrates e é rodeada por desertos, sendo assim de fácil acesso por todos os lados.
Com a chegada dos sumérios vindos da Pérsia, cidades Estado começaram a se formar, entre elas estão Ur, Uruk e Nipput, sendo Ur a mais importante.
As construções sumérias eram feitas principalmente de adobe(tijolo feito de barro, sangue de animais e folhas), pois na região na tinha pedra, suas pilastras eram feitas de madeira substituída e mais tarde foram trocadas por pilares de tijolo, e eram decoradas com mosaicos.
Na religião, acreditavam na vida após a morte, porem consideravam como a mais importante a vida na Terra. Acreditavam que cada cidade tinha seu próprio deus, porem ele era mais temido que amado. O centro da civilização era o templo, a casa do deus que governava a cidade, esse templo era chamado de ZIgurate.
Os sumérios também foram os responsáveis pelo desenvolvimento da escrita cuneiforme.
Logo após o período sumério, começa o período acádio. Os acádios vieram da Síria, comandados pelo rei Sargão I. Foram os acádios que unificaram o centro e o sul da Mesopotâmia, e foi aí que deu origem ao 1º império mesopotâmico.
Suas principais cidades eram Sippar, Assur, Eshnunna, Tell Brak e Acad, a capital.
Criam em semideuses, como Hamurabi, que também era imperador.
Depois do período acádio, começa o período babilônico, que significava “porta de Deus” e para os judeus significa “Babel(confusão)”.
O povo babilônico era um povo muito avançado para a época pela sua arquitetura, agricultura e astronomia. As cidades eram construídas ao redor do Zigurate, e o código principal deles era “olho por olho e dente por dente”.
A Babilonia ficou conhecida por seus jardins suspensos, sendo que Nabucodonosor II era o possível responsável pela sua construção.
O império Assirio, que foi na cidade de Assur, tinha como atividade o pastoreio e habitavam as margens do rio Tigre. A