A mesopotâmia
REF. BILBLIOGRÁFICA
GIORDANI, Mario Curtis. Livro: Historia da Antiguidade oriental,Ed. Vozes,2008,Rio de Janeiro,CAP: IV: a Mesopotâmia, pag: 121 á 166.
Resumo A mesopotâmia região entre os rios Tigres e Eufrates reuniu na idade antiga vários e diferentes tipos de povos o que gerou a união de diversas culturas diferentes que se fundiram e acabaram por influenciar muitos séculos a diante.
A região mais desenvolvida do mundo antigo onde se encontraram as mais impressionantes achados da arqueologia tanto no campo da ciência, guerras, educação e tecnologia em geral.
FICHAMENTO
Somos ligados ou nos sentimos ligados pela Grécia antiga e principalmente por Roma porem essas civilizações foram e muito inspirados pelos povos da baixa mesopotâmia sendo assim se torna muito interessante o estudo para nós desses povos.
Para se estudar a mesopotâmia há algum tempo trás só existiam como fonte histórica os autores gregos e a bíblia, porem a partir do século passado com o aumento doas expedições arqueológicas a quantidade de fontes histórias sobre a mesopotâmia aumentou muito.
As línguas mais faladas entre os povos da mesopotâmia eram o sumério e o acádio.
O sumério é a primeira língua escrita da humanidade, e uma língua muito difícil de ser compreendida, pois não foi encontrado até hoje nenhuma conexão com qualquer outro tipo de linguagem.
O acádio se divide em dois dialetos o babilônio e o assírio a diferença desses dialetos é muito pequena e o acádio recebeu forte influencia do sumério. no segundo milênio A.C o cuneiforme muito próximo do acádio serviu com escrita internacional.
Condições naturais
Como falamos acima a região da mesopotâmia te esse nome por ficar na área entre os rios Tigres e Eufrates. Esses rios tinham enchentes muito diferentes do rio Nilo, por exemplo, as enchentes do dos rios da mesopotâmia eram repentinas violentas e irregulares, o homens desde épocas muito distantes consegue desviar os rios crias campos de irrigação,