Mesopotâmia
A cultura de Ubaid influenciou todas as regiões vizinhas da Mesopotâmia e se desenvolveu de formas diversas conforme se expandia. O período de Uruk possui esse nome por estar relacionado ao surgimento do impressionante sítio arqueológico de Uruk (Erech na bíblia), cujas estruturas atestam uma continuidade indubitável em relação ao período de Ubaid.9 O surgimento de Uruk está relacionado ao advento da vida urbana e da primeira cidade da História. O crescimento da rede de irrigação e do número de cidades satélites agricultoras permitiu um aumento na produção de comida.10
Templo Branco
O Templo Branco é uma construção famosa de Uruk construída com tijolos no topo de uma montanha. O Templo era dedicado ao Deus do Céu, An, e era pintado inteiro de branco. Os habitantes de Uruk acreditavam que os deuses poderiam habitar essas regiões.
Escrita (3 500-1 500 a.C.) tablete com escrita cuneiforme.
A escrita na mesopotâmia se desenvolveu em vários estágios diversos, de acordo com a complexidade dos negócios do palácio. A escrita era usada para controlar, sobretudo, o comércio, a economia e a agricultura. Os arqueólogos encontraram em sítios arqueológicos do Oriente Próximo peças de argila cozida chamados de tokens, cuja função era determinar a quantidade e a natureza de produtos comercializados (de acordo com o tamanho e o tipo dos tokens). Essa prática foi substituída mais tarde pela utilização dos tokens em conjunto com uma bola de argila na qual eram armazenados para indicar os elementos de uma transação complexa separadamente.
A escrita pictográfica e ideográfica foi desenvolvida por volta do século IV a.C. na Suméria (considerada aqui como região sul da mesopotâmia). Essa escrita utilizava, por exemplo, a figura de um peixe inscrita em argila para determinar um peixe, círculos para expressar números e, numa fase mais complexa, figuras para representar ideias, com pés representando movimento (p.e. "andar").
Num estágio