Lesão do ligamento cruzado anterior
O joelho é uma articulação bastante complexa, por isso, está sujeito a sofrer inúmeras lesões, tanto traumáticas (acidentes e quedas) quanto degenerativas (desgaste, envelhecimento). O ligamento é a estrutura que fornece a estabilidade do joelho. Após a lesão de um dos ligamentos do joelho, este pode desloca-se do lugar e gerar muita dor, provocando o inchaço. Um dos ligamentos mais importantes do joelho é o LCA (Ligamento Cruzado Anterior) ele conecta-se a parte anterior da tíbia, estabilizando o joelho para frente. Esse ligamento também tem como função a de limitar a rotação do joelho de um lado para o outro. Essa rotação além do normal é que geralmente causa a sua lesão. Esse é o principal estabilizador anterior do joelho e sem dúvida o ligamento mais lesado em atividades esportivas. Ela tira mais atletas do esporte que qualquer outra enfermidade.
O LCA rompe ao ser forçado além de sua capacidade elástica, geralmente por traumas rotacionais, sem contato com outros atletas. Quando isto ocorre, não ocorre cicatrização espontânea, o joelho fica solto. Felizmente, quase 100% das pessoas que precisam recorrer à reconstrução do ligamento, voltam as suas atividades normais geralmente 6 a 8 meses após a cirurgia. O LCA costuma se romper quando a pessoa, em geral durante a prática desportiva, interrompe bruscamente um movimento. Como uma brecada, ela roda repentinamente o corpo ou muda de direção deixando o pé plantado no chão. Com o golpe, o joelho estica esse ligamento além do limite. Daí ocorre à ruptura. Na hora, o indivíduo sente e até ouve um estalo forte no joelho. A dor é grande e a articulação incha. Ao ficar de pé sobre a perna machucada, o joelho cede caracterizando a instabilidade.
INTERVENÇÃO CIRÚRGICA E O TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO
Quando o indivíduo sofre uma lesão no joelho que apresente inchaço, dor persistente e perda de confiança no seu joelho, na grande maioria dos casos (os mais graves),