Determinação do coeficiente de viscosidade dos líquidos
Departamento de Química
Curso: Farmácia Disciplina: Físico-Química Experimental Professora: Vera Lucia A. Frescura Bascunan Graduandos:
DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE VISCOSIDADE DOS LÍQUIDOS
Florianópolis, 20 de março de 2012.
1.0 - INTRODUÇÃO
Reologia é a ciência que estuda a viscosidade do líquido.
O fenômeno da viscosidade pode ser melhor entendido quando imaginamos um cubo feito de camadas de lâminas bem finas, que se for sujeito a uma tensão fará com que essas lâminas deslizem umas sobre as outras como um baralho de cartas. Sendo que a carta da parte superior vai parar mais longe e a carta da parte inferior fica no mesmo lugar. O mesmo ocorre com um líquido viscoso, parte dele se adere a parede do recipiente enquanto o resto vai deslizando.
Sendo assim a viscosidade mede a resistência interna oferecida ao movimento relativo das diferentes partes desse um liquido (as “lâminas”). Isaac Newton foi quem primeiro observou o comportamento dos líquidos, percebeu que havia dois tipos de comportamentos. Em um deles ele observou em um viscosímetro de Stormer que se ele dobrasse o peso de adicionamento, a velocidade angular do cilindro interno também dobrava. Ele classificou os líquidos que adotavam esse comportamento de líquidos newtonianos. Os líquidos newtonianos fluem em velocidade constante, já os não newtonianos não apresentam o mesmo desempenho. Existem vários tipos de viscosímetros para os variados tipos de líquidos, dentre eles podemos destacar o viscosímetro de Oswald, utilizado para substâncias pouco viscosas e determina a velocidade relativa. E o viscosímetro de Höppler é utilizado para substâncias mais viscosas e determina a velocidade dinâmica.
2.0 - OBJETIVO
Determinar o coeficiente de viscosidade de líquidos de baixa viscosidade empregando os viscosímetros de Ostwald e Höppler.
3.0 MATERIAL E MÉTODOS
3.1 Material
Reagentes:
Água