Livros
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
TRABALHO DE LABORATÓRIO N°4
DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE DE UM LIQUÍDO PELO MÉTODO DE STOKES
GEOVANA BRITO DE O. JESUS
TAÍS DOS SANTOS PEREIRA
DAIANE CARDOSO
Trabalho apresentado à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, como requisito avaliativo na disciplina do Laboratório Geral II, do curso de Física, período vespertino, ministrado pelo professor Ivanor Nunes.
VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
2013
* OBJETIVO DO TRABALHO
Determinação da viscosidade dinâmica de um líquido através da velocidade de queda livre neste de uma esfera e estabelecimento da dependência da viscosidade do líquido da temperatura.
* FUNDAMENTOS TEÓRICOS
A viscosidade ou atrito interno é a propriedade dos meios gasosos ou líquidos de oferecer resistência ao seu escoamento, ou seja; deslocamentos de diferentes camadas em relação uma á outra. Como resultado deste deslocamento, surge uma força dirigida em sentido oposto ao da velocidade do movimento. Do ponto de vista de concepções cinético moleculares, o surgimento da viscosidade nos gases é condicionado pela transmissão do momento linear do movimento orientado das moléculas do gás de camada durante o seu movimento térmico. Os líquidos podem ser considerados como um conjunto de moléculas que oscilam em torno de certa posição média de equilíbrio e também que mudam esta posição de tempo. Então, o atrito interno de um líquido, ou viscosidade, pode ser explicado pela troca do momento linear entre as moléculas. A possibilidade de variação da posição das moléculas conduz á sua mobilidade e, conseqüentemente, á fluidez do líquido ƒ, que é uma grandeza inversa do coeficiente de viscosidade η: f=1η. (1) Com o aumento da temperatura, o coeficiente de viscosidade diminui-se abruptamente; a energia do movimento oscilatório das