Determinação do coeficiente de viscosidade de líquidos
1. Introdução
A medida da viscosidade é um teste físico aplicado a líquidos puros e a muitas preparações liquidas, como soluções, emulsões ou suspensões, assim como preparações semi-sólido. A viscosidade esta relacionada com a fluidez, a velocidade de deslizamento do fluido sobre ele mesmo e ao tixotropismo das amostras analisadas.
A lei de Newton para escoamento ou fluxo de fluídos considera camadas paralelas de líquidos, com aplicação de força sobre a camada superior a uma velocidade constante. As camadas inferiores movem-se com uma velocidade diretamente proporcional à distancia da camada inferior estacionaria.
De acordo com isto, é possível determinar o coeficiente de viscosidade da água e de uma solução de sacarose empregando os viscosímetros de Ostwald, onde a viscosidade é medida pela velocidade de escoamento do liquido através de um capilar de vidro e permite achar a viscosidade relativa; e o viscosímetro de Hoppler, onde a viscosidade é medida pela velocidade de queda de uma esfera dentro de um cilindro vertical de vidro contendo o líquido desejado, que permite determinar a viscosidade absoluta.
2. Objetivos
Determinar o coeficiente de viscosidade de líquidos de baixa viscosidade empregando os viscosímetros de Ostwald e Höppler.
3. Reagentes e Materiais
Água destilada, sacarose (açúcar), 2 pipetas graduadas de 10mL, 1 béquer de 100mL, 1 proveta de 100mL, 1 picnômetro de 50mL, 1 viscosímetro de Ostwald, 1 viscosímetro de Hoppler, 1 Refratômetro, 1 balança.
4. Procedimento Experimental
Foi preparada uma solução de 100mL de sacarose a 15% e conferida a concentração no refratômetro.
Foi determinada a densidade da solução de sacarose com o picnômetro de 50mL. Foi feito a primeira pesagem do picnômetro extremamente seco com a tampa. A segunda pesagem foi feita com o mesmo recipiente, foi enchido com água até derramar, colocado a tampa, secado por