Viscosidade
Esta prática tem como objetivo elucidar a dependência da viscosidade de um líquido em função da temperatura expressa pela equação de Arrhenius. Viscosidade é a grandeza física relacionada a resistência oferecida ao movimento relativo de um fluido onde, podemos definir o coeficiente de viscosidade (η), que segundo a teoria de Arrhenius é inversamente proporcional à temperatura, ou seja, quanto maior a temperatura menor é a viscosidade de um líquido. O experimento utilizou o viscosímetro de Ostwald onde verificou-se que a viscosidade do álcool é maior que da água e que o coeficiente de viscosidade para ambos diminuía com o aumento da temperatura. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios e relativamente próximos aos valores da literatura, mostrando que essa prática é eficiente para o estudo da lei apresentada.
2. OBJETIVOS
O experimento VI “Viscosidade e temperatura” tem como objetivo a verificação experimental da dependência da viscosidade de um líquido em função de sua temperatura, expressa pela equação de Arrhenius. Para conciliar teoria à uma observação experimental, determinou-se o coeficiente de viscosidade de um líquido de prova em função de outro líquido padrão, a diferentes temperaturas, utilizando o viscosímetro de Ostwald.
3. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Viscosidade
A grandeza física relacionada às forças de resistência ao movimento de um fluido é denominada viscosidade, e o estudo do escoamento ou deformação dos fluidos, sob efeito da pressão, denomina-se Reologia. A existência das forças de viscosidade ou forças de atrito interno é de grande importância no estudo do comportamento dos líquidos. Tais forças são criadas quando as camadas de um liquido se deslocam umas em relação às outras. Essas forças são contrárias a este movimento e tendem a nivelar as velocidades de deslocamento das várias camadas do meio. A viscosidade divide os fluidos em duas categorias gerais: newtonianos e