VISCOSIDADE
Centro de Tecnologia e Geociências
Departamento de Engenharia Química
Curso: Química industrial
Determinação do coeficiente de viscosidade
Disciplina: Laboratório de Fisico-QuímicaProfessor: Luciano Almeida
Aluno: Tiago de Souza Santana
Recife, maio de 20141-Introdução
A viscosidade ou o coeficiente de viscosidade de um líquido mede a resistência ao escoamento sob tensão de cisalhamento, está intimamente ligada ao atrito interno das moléculas do fluido. Para os gases, a viscosidade aumenta com a temperatura enquanto que, para os líquidos, a viscosidade diminui quando a temperatura aumenta.
Nos líquidos, cujas moléculas situam-se mais próximas, a resistência à deformação é causada, principalmente, às forças intermoleculares. Estas forças decrescem com o aumento da temperatura e, consequentemente, a viscosidade diminui.
Nos gases, a resistência à deformação é causada pelo movimento caótico das moléculas. Com o aumento da temperatura, esse movimento aumenta, aumentando, então, a viscosidade.
A viscosidade pode ser influenciada por diversas variáveis, como a temperatura e concentração. Esta última tem a ver com as forças intermoleculares em uma substância, se algum outro tipo de molécula estiver misturada, esta vai de alguma forma interferir na viscosidade total (viscosidade intrínseca). O estudo da viscosidade tem bastante aplicação em lubrificantes.
Neste experimento, será investigado o comportamento de dois fluidos por dois aparelhos diferentes: viscosímetro de Ostwald (líquidos pouco viscosos) e o viscosímetro de Hoppler (líquidos viscosos). Serão feitas medidas de densidade e tempo de escoamento das soluções de etanol e de glicerina, para que por meio de equações mostradas posteriormente, obtenha-se o coeficiente de viscosidade (ρ) dos líquidos questionados.
2-Determinação do coeficiente de viscosidade pelo viscosímetro de OstwaldViscosímetro capilar no qual a viscosidade é medida pela velocidade de escoamento do