Viscosidade
LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS I
RELATÓRIO I
VISCOSIDADE
Rio de Janeiro - 2013
SUMÁRIO
1 VISCOSÍMETRO 1 Fluidos 1 Viscosidades 1
2 MATERIAIS E MÉTODOS 2 Materiais 2 Métodos 3 Viscosidade do fluido (óleo mineral S60) 3 Utilização do picnômetro 3
3 RESULTADOS 3 Dados 3 Unidade esperada 3 Cálculo das viscosidades absolutas 4
4 CONCLUSÃO 5
5 BIBLIOGRAFIA 5 Referências 5
1 VISCOSÍMETRO
Fluidos
Designamos fluido, uma substância capaz de sofrer deformação continua quando está submetida a uma tensão de cisalhamento. Esses fluidos apresentam a capacidade de fluir (conhecida como habilidade de tomar forma de seus recipiente) e possuem a propriedade de não resistir a deformações.
Os fluídos são classificados como Fluidos Newtonianos, quando a tensão é diretamente proporcional à taxa de deformação, ou como Fluidos não-Newtonianos, cuja viscosidade varia proporcionalmente a energia cinética aplicada nesse mesmo fluido.
Um fluido pode ser denominado fluido incompressível quando apresenta uma resistência à redução de seu volume. Já um fluido que ao ser submetido a ação de uma força, responde com a redução de seu volume, é denominado fluido compressível.
A distinção feita entre sólidos e fluidos é a partir da comparação da viscosidade da matéria. Enquanto em um sólido, sua resistência é função da deformação, em um fluido a resistência é uma função da taxa de deformação. Denomina-se viscosidade absulta a constante de proporcionalidade do fluido.
τ = μ[taxa de deformação] → fluido newtoniano
Viscosidades
A viscosidade cinemática () é determinada a partir da equação do escoamento de fluidos em dutos. A vazão volumétrica () é inversamente proporcional à viscosidade.
A constante do viscosímetro ( ) depende de três fatores: o diâmetro do capilar, da inclinação do tubo