Produção de ácido cítrico
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
DISCIPLINA: ENGENHARIA BIOQUÍMICA
DOCENTE: ELISA ANDRADE NEVES
ÁCIDO CÍTRICO
BELÉM- PARÁ
MARÇO/2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
DISCIPLINA: ENGENHARIA BIOQUÍMICA
DOCENTE: ELISA ANDRADE NEVES
ÁCIDO CÍTRICO
Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Pará, como requisito de avaliação da disciplina Engenharia Bioquímica, orientada pelo professora Elisa C. A. Neves.
BELÉM- PARÁ
MARÇO/2013
1. INTRODUÇÃO
1.1 GENERALIDADES O ácido cítrico é um dos produtos de fermentação mais produzidos no mundo, devido, entre outras características, a sua baixa toxicidade quando comparado a outros acidulantes utilizados pelas indústrias farmacêuticas e de alimentos. A produção mundial de ácido cítrico em 2004 foi estimada em 1,4 milhões de toneladas pelo Business Communications Co. (BCC) em estudos recentes sobre fermentações (GRAF, 2005). Além disso, devido à sua grande aplicação e baixos preços, espera-se que o consumo cresça significativamente até 2009, o que mostra a necessidade das indústrias buscarem novas alternativas em tecnologias e na redução dos custos de produção do ácido cítrico (VANDENBERGHE, 2000).
O ácido cítrico (ácido 2-hidroxi-1,2,3-propanetricarboxilico) possui fórmula molecular C6H8O7, tem boa solubilidade em água, ponto de fusão de 1530C e peso molecular de 192,12. Quando aquecido começa a se decompor em outras substâncias a 1750C. É o principal constituinte das frutas cítricas constituindo um metabólito normal do organismo humano sendo completamente metabolizado (ABOUT-ZEID e ASHY, 1984).
O ácido cítrico tem uso bastante variado. Cerca de 70% é usado pela indústria de alimentos e bebidas, 12% pela indústria farmacêutica e 18% por outras indústrias. Estudos recentes mostram que têm