Resumo - produção de ácido cítrico com reator de múltiplas camadas
níger.
M. Y. Lu, I. S. Maddox and J. D. Brooks
(Artigo publicado em Abril de 1997)
Faculty of Technology, Massey University, Palmerston North, New Zealand
O objetivo deste trabalho é detalhar etapas da produção do ácido cítrico com o reator de múltiplas camadas, utilizando como substrato a batata-doce e para a fermentação em base seca o fungo Aspergillus níger.
RESUMO
A fermentação no estado sólido, usando Aspergillus níger, tem sido empregada na produção de acido cítrico da batata-doce (kumara), que está contido nesta raiz tuberosa. Um reator de múltiplas camadas foi projetado e operado numa tentativa de compreender a transferência de calor e massa durante a fermentação. Porém foi obtida apenas uma compreensão limitada. O reator de múltiplas camadas melhorou consideravelmente a transferência de massa, comparado com o reator de uma camada, com a mesma carga de substrato. Além disso, o reator de múltiplas camadas permitiu a medição precisa do gradiente de dióxido de carbono, ácido cítrico, amido e biomassa fúngica.
FUNGOS: Aspergillus níger. Armazenado como esporos em caldo nutriente contendo glicerol, a 20°C. SUBSTRATO: A Kumara foi cortada em cubos de 4 mm. Esses cubos foram esterilizados por autoclave (esterilização física) a 110°C por 25 minutos. Não foram adicionados nutrientes suplementares. REATORES: reator de múltiplas camadas feito de vidro.
Analisador de dióxido de carbono
Coluna de sílica gel
Solução Coletor de de umidade NaOH
Umidificador
Rotâmetro
Coletor Coletor de umidade Reator
Cilindro compressor de ar
Filtro
Condensado r
Registrador de temperatura
Fig. 1 – Fluxograma da produção do ácido cítrico.
Fig. 1 – Fluxograma da produção do ácido cítrico. 1.Cilindro compressor de ar. 2. Rotâmetro. 3.Filtro. 4.Solução de NaOH. 5.Coletor de umidade. 6.Umidificador.