Empreendedorismo
Administrador ou Empreendedor?
O empreendedorismo tem ganhado força há muitos anos, mais foi realmente intensificado em 1990 no Brasil, mas já era utilizado em pratica em outros lugares, como nos Estados Unidos país onde seu capitalismo tem como destaque a caracterização ao termo PRENEURSHIP.
Devido a essa mudança, um fenômeno global, muitas empresas brasileiras tiveram de fazer de reduzir os custos para manter-se no mercado, uma delas foi diminuir o quadro de funcionários, aumentando a taxa de desemprego, isso aconteceu nas Cidades grandes. Com isso aconteceu que muitos ex-funcionários, começaram seu próprio negocio, alguns sem experiência ou noção de administração, mas acabaram tornando-se empreendedores com seu esforço, visão, e garra pelo seu ganho pão. Quando menos perceberam estão do outro lado da moeda agora como patrões.
Em 1999 e 2000, tivemos uma evolução imensa na economia a Internet, onde alguns tentaram torna-se os jovens milionários dos momentos, outros mantiveram o negocio da família que foi herdado, com isso ocorreu muitas discussões relativo ao empreendedorismo, em seguida com a criação de programas do Governo para o publico empreendedor, como foi o caso do programa BRASIL EMREENDEDOR DO GOVERNO FEDERAL em 1999, onde conseguiram milhões de empreendedores brasileiros na elaboração de planos de negócios. O SEBRAE mostrou que em 1990 a 1999 construíram se 4,9 de milhões de empresas sendo que 2,7 são microempresas.
Mas afinal qual a diferencia entre administrador e empreendedor? Ainda existem muitos estudos referente ao tema pois, ambos são perecidos. Um administrador este relacionado á hierarquia da empresa, faz muitas analises, questionamentos, querem ser diferentes, serem referenciadas, já um empreendedor são pessoas diferentes, apaixonadas pelo que fazem não, se contentam em ser mais um, querem deixar seu legado, tem visão de águia, atitudes, foco, não se importam de abrir mão de sua vida pessoal para alcançar suas