A história da contabilidade no brasil
1. Dados bibliográficos Reis, Aline de Jesus; Silva, Selma Leal da. Silva; Cleide Carneiro Alves da. A História da Contabilidade no Brasil, 2007, UNIFACS.
2. Apresentação da obra O texto resenhado relata a história da Contabilidade no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais, trazendo informações importantes no que tange a evolução contábil no país para que também se possa transmitir o conhecimento histórico.
3. Estrutura do texto O texto lido apresenta forma clara de relato histórico contábil, em um registro de dez páginas, especificando títulos, subtítulos, ilustrando exemplos de como era o trabalho de um contador, apresentando referências bibliográficas de autores da área da Contabilidade.
4. Resenha de conteúdo
A História da contabilidade no Brasil iniciou-se no período colonial, devido o surgimento das primeiras alfândegas e o crescimento social. Gaspar Lamego, nomeado em Portugal, foi o primeiro contador Geral das terras brasileiras. Anos depois, através da Carta Régia foi criada a Casa dos Contos, órgão responsável em processar e fiscalizar as despesas de Estado, que obteve sua autonomia efetivada no reinado de João I e mais tarde com a chegada da família Real, pelo desenvolvimento sócio-econômico e cultural, comercialização de produtos estrangeiros, criação do Banco do Brasil, criação da Imprensa Régia, criação do Museu Nacional e da Biblioteca Nacional. Diante destes fatos, para melhor controle das contas públicas e receitas do Estado, uma vez que houve significativo aumento dos gastos, implantou-se um órgão denominado Erário Régio, composto por um presidente, um contador e um procurador fiscal, incumbidos de fazer toda a arrecadação, distribuição e administração financeira e fiscal. Mais tarde, no Império ocorreu o início da aplicação do Imposto de Renda, efetivada na República, pelo fato de haver escassez de produtos nacionais e falta de um produto forte para exportação. Também se impôs às empresas