A historia da contabilidade no brasil
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PAULO MACHADO
A HISTORIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL
Araçuai MG
Abril 2009
PAULO MACHADO
A HISTORIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade Básica.
Orientador: Prof. José Manoel da Costa
Aracuaí-MG
Abril 2009
INTRODUÇÃO
A Contabilidade mostra os seus conceitos e métodos utilizados desde a era medieval, com os seu inicio na mesopotâmia. Com isso mostra até os dias atuais com suas evoluções e as novas tecnologias que no decorrer dos tempos foram sendo modificados para suprir a necessidade da humanidade. Com isso, pode se perceber que no Brasil não foi diferente e chegou por meio da corte portuguesa para o controle das Riquezas que eram extraídas daqui para Portugal.
A HISTORIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL
É importante ressaltar que a contabilidade no Brasil originou-se a partir da época colonial, por causa das necessidades de controles contábeis e com isso, tendo em vista a evolução da sociedade para a criação das primeiras alfândegas nos anos de 1530. Estes fatos veio demonstrar as preocupações inicial com o ensino comercial e sua importância nos controle de produção. Então, neste contexto com a vinda da Família Real apareceu a necessidade de melhorar o controle fiscal devido o aumento dos gastos públicos e a renda dos Estados.
Sendo assim, constituiu-se por intermédio da Carta Régia a criação dos órgãos responsáveis de processar e fiscalizar as receitas e despesas de cada estado. Com a instalação do Erário Régio, foi introduzido o método das partidas dobradas, sendo como o responsável um Presidente com a sua função de inspetor.
Onde em todas as províncias, existia um inspetor, um contador e um procurador fiscal