Educação física
A atividade recreativa em que joga(m) um ou mais participantes é conhecida pelo nome de jogo. O jogo pode ser praticado tanto por seres humanos quanto por animais. A sua principal função consiste em proporcionar lazer, entretenimento e diversão, mas também pode ter caráter educativo. Os jogos auxiliam no estímulo mental e físico, o que ajuda o desenvolvimento das habilidades práticas e psicológicas.
O jogo normalmente possui algumas regras, mas que são bastante flexíveis para que haja uma participação maior de todos.
Existem vários tipos de jogos: interpretação de personagens, estratégia, mesa/tabuleiro, cartas, jogos de vídeo, entre muitos outros.
Os jogos infantis por sua vez, podem implicar na utilização de um brinquedo. Brinquedo por sua vez, denomina-se o objeto que pode ser utilizado individualmente ou em combinação com outros. Embora alguns estejam associados a épocas históricas ou a culturas particulares, outros têm uma popularidade universal, com é o caso da bola. O principal objetivo dos brinquedos é a diversão, mas também contribuem para a formação, a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.
Os jogos são ótimas fontes de lazer e entretenimento, além de ser uma forma diferenciada e prática de educação.
Em resumo os jogos possuem certos números de características comuns, que permite que sejam classificados como elementos de um jogo:
Jogador; Adversário; Interatividade; Devem Existir Regras; Deve Existir Objetivo; Condições de Vitória e Derrota; Ser uma Forma de Entretenimento.
2) segundo Huizinga(2001)o jogo antecede a cultura. Justifique a opinião do autor.
O jogo é mais antigo que a cultura,ele na verdade,é um elemento que faz parte da cultura que conhecemos hoje, mas também um elemento fundador desta cultura.Para Huizinga as grandes atividades da sociedade humana, são desde o inicio marcadas pelo jogo. Para finalizar o autor enxerga o jogo como elemento da cultura humana.