determinação de umidade
Curso: Química Bacharelado e Licenciatura
Disciplina Química Analítica Experimental II
Determinação de Umidade, Cinzas e Voláteis
Graduandos: Isabel Sousa 63401 Ana Ritter 60755 Juliane Lima 70233
Professora: Daiane Dias
Rio Grande
2014
Experimento 1: Determinação de umidade
Método de volatilização e de desprendimento
Introdução A Química Analítica trata da determinação das quantidades e proporções dos constituintes (analíto) em uma amostra. Neste experimento utilizamos o método da gravimetria na determinação de umidade e na determinação de cinzas e voláteis presentes na erva–mate.
Referencial teórico Os materiais sólidos podem conter água quimicamente ligada ou água presente como contaminante provindo da atmosfera, a água se faz presente na composição da amostra. Em se tratando da química analítica quantitativa há o surgimento de complicação isto devido ao fato de o teor de água ser uma quantidade variável, que depende da umidade da temperatura e do estado de divisão do material. Assim sendo, a composição de uma amostra pode ser significamente afetada pelas condições ambientais e o tratamento a que esta tenha sido submetida antes do início da análise. Existem várias formas de umidade retidas nos sólidos.
Formas de água em sólidos As substâncias sólidas ou elementos que a formam podem conter ou reter água de diversas maneiras. Este teor de água retido tende a diminuir conforme o aumento de temperatura e por consequência temos o decréscimo da umidade. A água retida nos sólidos é classificada em essencial e não essencial.
Água essencial Faz parte da estrutura cristalina ou molecular de um dos componentes do sólido, encontra-se presente em quantidades