Resumo Atletismo na Escola
Uma das questões mais importantes levantadas pelo artigo é justamente;
O que deve ser trabalhado na Educação Física escolar ?
O que de uma certa forma nos leva a refletir sobre outra provocação. Como?
É preciso levar em consideração todas as dificuldades , tanto no aspecto da educação física quanto fora dela.
A realidade das escolas no Brasil dificulta muito o processo de lecionar. Problemas relacionados à comportamento de alunos ou até mesmo à alfabetização podem influenciar diretamente nos resultados , nas metodologias à serem aplicadas, aumentando ainda mais a dificuldade de se lecionar, escancarando problemas sérios relacionados à educação no Brasil , isso sem esquecer é claro da falta de estrutura , material adequado , espaços adequados , o que acaba prejudicando ainda mais a difusão do atletismo.
O professor que se engaja no propósito de lecionar , além de toda preparação técnica e de conteúdo , precisa também trabalhar sua criatividade para contornar todos esses problemas encontrados no dia a dia das escolas . Improvisar espaços , obstáculos, lidar com as variações de comportamento, motivar, trabalhar e promover a inclusão, socialização , são os grandes desafios a serem ultrapassados por este profissional. Alem claro de difundir seu trabalho, provocar discussões , fomentar debates a respeito do assunto ajudarão os professores de educação física buscarem melhoramentos para suprir essas dificuldades.
Segundo o artigo Atletismo na escola , muitos dos alunos de Educação Física na universidade, estavam tendo o seu primeiro contato com a modalidade, só ali no ensino superior, o que demonstra mais uma vez a fragilidade do sistema atual.
O projeto Atletismo se aprende na escola, aborda , responde e provoca todas essas dificuldades. Provando que com ações , como promoção de pesquisas, estudos, debates discussões e elaboração de conteúdos bibliográficos sobre o tema é possível se obter resultados satisfatórios partindo