Determinação de acidez do Leite
DETERMINAÇÃO DE ACIDEZ DO LEITE
Disciplina: VET 256 Inspeção de Leite e Derivados
Professor: *******
Aluno: *****
Viçosa, 12 de fevereiro de 2015
Determinação da Acidez do Leite
1 INTRODUÇÃO
A acidez pode ser devido a compostos naturais do alimento, pode ser formada durante a fermentação, adicionado durante o processamento (iogurte), ou pode ser também resultado da deterioração (queijos). A determinação da acidez do leite é uma das medidas mais usadas no controle da matéria-prima pela indústria leiteira. O teste é usado para classificar o leite e também como um guia para controle da manufatura de produtos como o queijo. A acidez titulável é expressa em graus Dornic (oD) ou em porcentagem (%) de ácido láctico.
2 OBJETIVOS
O objetivo da aula foi determinar a acides do leite
3 Materiais e Métodos
Matérias e Reagentes:
Pipeta10 ml
Pera
Béquer de 100 ml
Bureta de 50 ml
Erlenmeyer125ml
NaOH n/9
Solução de fenolftaleína 0,5%
Procedimento: No laboratório da Univiçosa, foi realizado um experimento, a fim de determinar a acidez titulável do leite.Com o auxilio de uma pipeta volumétrica foi transferido 10 ml de leite do béquer para o Erlenmeyer e adicionado três gotas de Solução de fenolftaleína 0,5%, em uma bureta de 50 ml foi colocado uma solução de NaOH N/9 ate a completar, logo depois procedeu-se a titulação, onde adicionou solução de hidróxido de sódio no Erlenmeyer, até que atinja o ponto de equivalência, onde a solução do Erlenmeyer mudou paracoloração rósea persistente por cerca de um minuto e assim anotou-se o volume gasto na bureta.
4 Resultados e Discussão
O regulamento de inspeção industrial e Sanitária de produtos de origem animal (RIISPOA) do Ministério da agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) considera normal o leite em naturaentre 15 e 20 ºD. Já a Instrução Normativa 62 do MAPA, considera normal o leite cru refrigerado que apresenta acidez 14 e 18 ºD. O leite