determinaçao da acidez do leite
Campus Gama
Relatório de Aula Prática
Química Geral I
Determinação da acidez do leite
Aluno: Stefhani Ayury Juliano de Oliveira
Professor: Marley Garcia
Brasília
2014
Introdução
O leite fresco é levemente ácido (acidez natural), devido à presença de caseína, fosfatos, albumina, dióxido de carbono e citratos. A acidez pode aumentar através da hidrólise da lactose por enzimas microbianas (fermentação), que leva à formação de ácido lático. Se essa acidez desenvolvida for muita elevada, o leite é impróprio para o consumo, pois ele indica alta atividade microbiana. Neste experimento, o que se determina é a acidez total do leite o que permite avaliar a sua qualidade (condições para o consumo). A acidez será expressa em graus Dornic.
Objetivos
Determinar a acidez do leite.
Materiais e Métodos
1 pipeta volumétrica de 10 mL
1 erlenmeyer de 50 mL
1 bureta
Solução de NaOH 1/9 mol/L, chamada de soda Dornic.
Amostras de leite de origens de marcas diferentes.
Solução alcoólica de fenolftaleína
1ª Parte: Preparar a solução de NaOH a ser utilizada na titulação. Devera ser preparado 250mL de solução 0,11 mol/L de NaOH. Efetue os cálculos necessários, faça a medida de massa e os procedimentos operacionais para uma solução.
2ª parte: Determinação da acidez: Titulação
Coloque, com o auxílio da pipeta volumétrica, 10mL de leite no erlenmeyer e, depois, adicione cerca de 10 mL de água. Adicione algumas gotas da solução alcoólica de fenolftaleína. Encha a bureta com a solução de soda Dornic e proceda a titulação até que ela adquira coloração rósea persistente por cerca de um minuto. Anote o volume de soda Dornic gasto. Repita esse procedimento para as outras amostras de leite.
Sabendo que cada 0,1 mL de soda Dornic gasto corresponde a uma acidez de um grau Dornic (1 ºD), calcule a acidez das amostras de leite em graus Dornic e conclua se as amostras são próprias para o