Determinação de acidez do leite
João Paulo Cavalcante, João Paulo Peixoto e Thiago Bruno Silva
RESUMO
O procedimento tem por objetivo a análise da acidez de uma amostras de leite, visando comparar com os padrões determinados por Lei. Para isso, será utilizado o método volumétrico em que far-se-á uso de solução de NaOH a 0,1M como titulante.
INTRODUÇÃO
Do ponto de vista físico-químico, o leite é uma mistura homogênea de grande número de substâncias (lactose, glicerídeos, proteínas, sais, vitaminas, enzimas, etc.), das quais algumas estão em emulsão (a gordura e as substâncias associadas), algumas em suspensão (as caseínas ligadas a sais minerais) e outras em dissolução verdadeira (lactose, vitaminas hidrossolúveis, proteínas do soro, sai, etc.).
Acidez
A acidez é uma das determinações mais comumente usadas em controle de qualidade de leite e derivados, assim como no controle de processamento, por exemplo: na elaboração de queijo e iogurte, maturação de creme etc.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Materiais e Reagentes
Os seguintes materiais, disponíveis no laboratório de Química da Universidade Cathedral, foram utilizados neste experimento:
* 1 pipetas volumétrica de 20 mL;
* 1 erlenmeyers de 50 mL;
* 1 bureta de 25 mL;
* 1 conta-gotas;
* 1 pera;
* 1 suporte universal;
* 1 béquer de 20 mL;
Os seguintes reagentes, disponíveis no laboratório de Química da Universidade Cathedral, foram utilizados neste experimento:
* hidróxido de sódio;
* fenolftaleína;]
* 1 tipo de leite;
* água destilada.
PROCEDIMENTO
Inicialmente adicionou-se 10 mL de leite, com o auxílio da pipeta, no erlenmeyer e após adicionou-se 10 mL de água e três gotas de solução alcoólica de fenolftaleína. Encheu-se a bureta com a solução de hidróxido de sódio e procedeu-se a titulação do leite até adquirida coloração rósea no leite por cerca de 1 minuto. Foi anotado o volume de NaOH gasto.
RESULTADO E DISCUSSÕES
O volume de NaOH utilizada no preparo foi de 0,4 ml sua