Determinação da acidez do leite
Faculdade de Farmácia
LEITE
Academica: Franciele Bernardi
Professora: Tcherena de Amorim Brasil
RIO VERDE – GOIAS
2012
INTRODUÇÃO
O leite já faz parte da dieta humana desde os primórdios da civilização. È composto por 55 nutrientes essenciais para o humano.
O leite é por excelência a principal fonte de fornecimento de cálcio ao organismo, a sua gordura é de constituição muito complexa, serve como fonte de energia, e é rica em vitamina A e D. O açúcar presente no leite é a lactose, que é também um alimento energético e participa da formação da massa cerebral do lactante. As proteínas presentes no leite são: caseína, lactoalbumina e a lactoglobulina.
Recomenda-se beber em media três copos de leite por dia.
OBJETIVO
Determinação da acidez em acido láctico, verificar a estabilidade ao etanol a 68% (teste do alcool), e verificar a presença de amido.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Determinação da acidez em acido láctico:
A acidez indica o estado de conservação do leite. Uma acidez alta é o resultado da acidificação da lactose, provocada por microrganismos em multiplicação no leite. A acidez tende, portanto, a aumentar à medida que o leite vai envelhecendo.
Materiais: Pipeta volumétrica de 10 ml; béquer de 100 ml; e bureta de 10 ml.
Reagentes: Solução de hidróxido de sódio 0,1M e solução de fenolftaleína a 1%.
Procedimento: Transfira com o auxilio de uma pipeta volumétrica, 10 ml da amostra para um béquer de 100 ml (pipete previamente uma porção de leite e despreze-o). Adicione 5 gotas da solução de fenolftaleína. Titule com solução de hidróxido de sódio 0,1M, utilizando bureta de 10 ml, até o aparecimento de uma coloração rósea.
Estabilidade ao etanol a 68%
Este método objetiva estimar a estabilidade térmica do leite por meio da reação com solução alcoólica. A