DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ DO LEITE
1. OBJETIVOS: Utilizar solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,11 M e determinar o teor de acidez do leite, em graus Dornic (ºD).
2. MATERIAIS UTILIZADOS
Pipeta volumétrica de 20 mL;
Pipetador;
Proveta;
Erlenmeyer de 250 mL;
Bureta de 50 mL;
Amostra de leite;
Indicador fenolftaleína;
Solução de hidróxido de sódio (NaOH) de 0,11 M ;
Água desionizada.
3. RESULTADO E DISCUSSÃO
Para a realização da técnica, pipetou-se 20 mL de leite com pipeta volumétrica, tranferindo-o para um erlenmeyer de 250 mL, adicionou-se 40 mL de água desionizada medidos em proveta e 2 gotas do indicador fenolftaleína. Com a solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,11 M, completou-se a bureta para dar início ao procedimento de titulação. Titulou-se até o aparecimento da cor rósea, repetindo o processo por mais duas vezes. Com os volumes obtidos durante as titulações, calculou-se a média dos volumes gastos de hidróxido de sódio (NaOH). Esses valores podem ser observados na tabela 1 a seguir.
Tabela 1: Volumes gastos durante as titulações com hidróxido de sódio (NaOH).
Ensaio
Volumes gastos de NaOH (mL)
1
3,8
2
3,7
3
3,8
Média
3.76
A acidez do leite é expressa em graus Dornic, fazendo-se a aproximação de que toda a acidez se deve ao ácido lático (CH3CHOHCOOH). Para 10 mL de leite, utiliza-se uma solução de hidróxido de sódio de concentração 1/9 mol/L (0,111 mol/L), tal que cada 0,1 mL da solução, a soda Dornic, neutraliza o equivalente a 0,0010 g (1,0 mg) de ácido lático. Neste caso, 0,1 mL de soda Dornic gasto na titulação corresponde a um grau Dornic (1 °D). Assim, a acidez do leite, em graus Dornic, pode ser calculada por meio da seguinte relação:
0,1 mL de soda Dornic → 1 °D
3,76 mL de soda Dornic gasta → X °D A equação química da reação de neutralização do ácido lático com a soda Dornic está representada abaixo.
Através da relação acima, tem-se que para a amostra de leite analisada o