Reflexões sobre a Educação Infantil e o Primeiro Ano do Ensino Fundamental
A linguagem corporal se refere a todas as nossas expressões através dos movimentos, posturas ou gestos que se façam com as diferentes partes do corpo. Mesmo sem abrir a boca, o ser humano consegue se expressar e demonstrar o que está sentindo.
A ciência que estuda a linguagem corporal é conhecida como : Kinésica ou Cinésica, que estuda o significado expressivo ou comunicativo dos gestos e movimentos corporais percebidos pelos sentidos visual, auditivo ou táctil, de acordo com a situação, ou seja , a comunicação não verbal. Isso é muito importante porque 60% de toda comunicação envolve linguagem corporal. È muito importante ouvir o que não está sendo dito.
A linguagem corporal vem sendo estudada por muito tempo , e de acordo com a opinião de profissionais em psicologia e sociologia, detecta diferentes sentimentos e expressões que não se comunicam com palavras, mas sim com comportamento físico. Quando se conversa com uma pessoa, deve-se saber que não se está falando apenas com a boca, mas com todo corpo.
Nosso corpo se comunica como um todo. Tudo o eu fazemos, como fazemos , comunica algo para as pessoas com as quais nos relacionamos. Nossas palavras, gestos,reações, fisionomia, tom de voz, posição corporal, maneira de sentar e a capacidade de ouvir.
Postura Corporal
A postura que nosso corpo adquire quando falamos com outra pessoa tem mais significado do que se pode imaginar. Dentro da linguagem corporal falamos de posturas abertas ou fechadas. Posturas abertas são aquelas onde não há barreiras como os braços ou as pernas entre um interlocutor e os outros. Posturas fechadas são aquelas onde se usam os braços cruzados para isolar ou proteger o corpo, na maioria dos casos, de forma inconsciente.
É importante considerar as posições ideais para falar de acordo com a situação:
Em situações competitivas: frente a frente;
Para ajudar ou cooperar: ao lado;
Para conversar: em ângulo reto.
Postura da cabeça
Movimentos de lado