Determinação da acidez no leite
O leite é um alimento de alto teor nutritivo, pois em sua composição encontramos proteínas, lipídios, glicídios, sais minerais, vitaminas, enzimas e gases. Devido a essas características, o leite torna-se excelente meio de cultura de microorganismos, que agem como germes de fermentação, oxidando a lactose a ácido lático.
A acidez do leite é expressa em g de ácido lático/100 mL de leite. E ela deve estar entre 0,14 e 0,18 g de ácido lático/100 mL de leite.
Para determinação da acidez real do leite, foi realizada uma titulação que utilizou como solução padrão, o hidróxido de sódio (0,025 M), conhecida por soda Dornic, e solução alcoólica de fenolftaleína a 1% como solução indicadora. A base reagirá com o ácido presente em solução no leite, e ao término da reação ocorrerá mudança na coloração, indicando o ponto final da titulação.
Materiais e Reagentes
Erlenmeyer de 250 ml; Bastão de vidro; Becker de 100 ml; Balão Volumétrico de 100 ml; Pera ; Proveta de 100 ml ; Espátula ; Bureta de 50 ml ; Suporte Universal ; Pisseta com água destilada ; Solução de fenolftaleína a 1% ; Hidróxido de Sódio (NaOH) P.A.
Metodologia
De uma solução NaOH já padronizada (0.096 mol.L-1) retirou-se 26,04 ml e transferiu-se para um balão volumétrico de 100 ml ,completando até o menisco com água destilada . Assim a solução NaOH foi diluída ficando com uma concentração de 0.025 mol.L-1.
Colocar na bureta a solução NaOH (0.025 mol.L-1)
Para analisar o teor ácido de lático no leite, foi necessário em seguida transferir volumetricamente, 10 mL de amostra do leite para o erlenmeyer de 125 mL. Em seguida, adicionou-se 2 gotas do indicador (fenolftaleína).
O procedimento foi repetido 4 vezes,sendo necessário determinar a porcentagem em g%,do ácido lático para cada titulação. Efetuou-se o teste Q com os volumes encontrados,a média e a desvio padrão.
Apresentação e Discussão de Resultados
A partir dos dados obtidos no experimento, foi constatado os seguintes resultados