Estudo de campo em uma empresa do setor de óleo e gás - PCP
Escola de Engenharia - Departamento de Engenharia de Produção
Planejamento e Controle da Produção - Trabalho Final
Estudo de campo em uma empresa do setor de óleo e gás
1 - Introdução
Atualmente, os desafios para uma empresa são grandes e múltiplos, com uma forte concorrência, com cada vez mais exigências de clientes, escassez de recursos naturais, e grandes mudanças tecnológicas que fazem com que a empresa necessite de mudanças e adaptação constantemente. Então, formam-se importantes elementos de pressão sobre as operações da empresa.
Os clientes estão buscando menores custos e altíssimos padrões de qualidade. O cliente é quem direciona os esforços produtivos, o que determina que o sistema seja orientado para as necessidades do mercado.
Para suprir a essas necessidades, as empresas precisam considerar um número cada vez maior de objetivos a superar, incorporando aspectos estratégicos nas decisões através de um modelo.
Diante desse cenário, há investimento cada vez maior em melhorias, tais como: sistema integrado de gestão, produção responsiva, processos de reengenharia, produção enxuta, certificações, etc. Tais ações permitem capacitar a empresa no sentido de atuar de forma competitiva e flexível no mercado.
O planejamento, a programação e o controle da produção são bastante importantes para a vantagem competitiva, as quais estão incorporadas ao Planejamento e Controle da Produção. Sua finalidade é controlar efetivamente o processo produtivo, sempre buscando uma boa relação com clientes e fornecedores, para que haja uma contribuição para a eficácia do negócio.
Devido aos desafios gerados pela atual conjuntura, o mercado torna-se cada vez mais competitivo. Aumentar os níveis de eficiência para desfrutar de um diferencial competitivo tem sido o principal objetivo do planejamento estratégico das organizações.
O planejamento da mão-de-obra também é muito importante, pois com a valorização dos