determinaçao da acidez em vinagre
DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ EM VINAGRE
PROFESSOR: Valfredo T. de Favere CURSO: Graduação em Farmácia
DATA DO EXPERIMENTO: 18/09/14
Florianópolis, 2014/2
1. INTRODUÇÃO
O ácido acético é um ácido fraco Ka= 1,75x10 -5, amplamente utilizado na produção na forma de ácido acético industrial. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o vinagre dever conter 3,5 - 8,0% (m/v) de ácido acético, quando utilizado na alimentação. A acidez total do vinagre é determinada mediante titulação com uma solução padrão alcalina na presença de indicador fenoftaleína, segundo a reação:
CH3COOH(aq) + NaOH(aq) → CH3COONa(AQ_ + H2O(l)
2. OBJETIVO
Nesta aula determinaremos a acidez de produtos comercias e compararemos os resultados com a legislação vigente.
3. PARTE EXPERIMENTAL
A prática foi dividida em duas partes experimentais em que a primeira foi feito uma pré-titulação e na segunda parte fizemos uma titulação baseada nos resultados pré-titulação.
Para realizar a primeira parte foi pipetado 1ml da amostra para um erlenmeyer, acrescentado 20 ml de água destilada e 2 gotas de fenoftaleína. Foi então feito a pré-titulação com solução padrão de NaOH, para determinar o consumo de titulante.
Para realizar a segunda parte foi preparado o volume de solução diluída, tendo base a pré-titulação, em um balão volumétrico, que permita a utilização de alíquotas adequadas para titulações. Foi pipetado o volume calculado de soluções diluída num erlenmeyer, acrescentado cerca de 25ml de água destilada e 2 gotas de fenoftaleína. Foi titulado com solução padrão de NaOH até a coloração ficar levemente rósea permanente.
4. RESULTADOS
A amostra utilizada continha vinagre da marca Chemim.
Pré titulação:
A média de concentração molar e de ácido acético foi: 0,73 m/v, sendo assim:
c1 . v1= c2 .v2
0,73v1 = 0,10 . 200 v1= 27,39
Pipetamos 25 ml, pois as pipetas de