Determinação da Acidez do Vinagre
Bráulio Henrique Sousa – 21025
Miriane Mendonça Cruz Nouara Lage Monteiro –
Patrícia Frederico –
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE QUÍMICA.
Determinação da acidez do vinagre.
Trabalho de apresentação à disciplina de Química
Prof.: Francisco M. R. Gimenes
Itabira/2011
1)RESUMO
Segundo o Professor Jamal Chaar da UFAM( Universidade Federal do
Amazonas) “O vinagre é o produto resultante da fermentação de certas bebidas alcoólicas, particularmente do vinho. Nesta fermentação, microorganismos da espécie
“Mycoderma aceti” transformam o álcool etílico em ácido acético, o que faz com que o vinho, após a fermentação, tenha cerca de 4 a 5% de ácido acético e seja agora chamado de vinagre (vinho azedo).
O teor de ácido acético no vinagre é determinado volumetricamente titulando-se certa quantidade do mesmo com solução padrão de hidróxido de sódio 0,1N. Usa-se uma solução de fenoftaleína como indicador, a fim de se ver o fim da reação. A acidez volátil corresponde ao teor de ácido acético que é o componente mais importante do vinagre.” 2) INTRODUÇÃO
Este relatório busca esclarecer o estudo feito no laboratório de Química sobre a
“Determinação da acidez do vinagre” (ácido acético) comumente usado em nossas casas como alimento.
3) OBJETIVOS
A finalidade do experimento foi descobrir a acidez de uma amostra de vinagre comum a partir do uso de um idicador ácido-base, a fenoftaleína.
4) MATERIAIS E PROCEDIMENTOS
Foram usados para o experimento : bureta,vinagre,becker,erlenmeyer,contagotas,NaOH(Hidróxido de sódio) com concentração de 0,1M (um molar que quer dizer um mol por litro de solução) e água.
A atividade foi realizada da seguinte forma: A bureta e o erlenmeyer foram lavados com a base NaOH (Hidróxido de sódio); foram colocados 40 ml de NaOH na bureta que foi fixada no suporte.Em baixo da bureta foi colocado um primeiro erlenmeyer com 2 ml de vinagre,25 ml de H2O(água destilada)