Determinação da Acidez do Vinagre
Parnaíba-PI
2012
1 OBJETIVOS
O objetivo visa constatar alguns pontos básicos da química analítica ligado aos experimentos laboratoriais.
Analisar o vinagre e representar através de cálculos e analise prática o que foi realizado em laboratório onde aprendemos como se determina a acidez de uma solução e quais tipos de indicadores utilizar, comparando assim se os resultados estão de acordo com os dados do rotulo que esta em exigencia com a legislação.
2 INTRODUÇÃO
Nesse relatório estaremos coletando informações a respeito da aula pratica.
Na aula prática fizemos uso do vinagre de álcool da marca Gota Maratá com a intenção de verificar através de titulação ácido-base se sua informação sobre a acidez disposta no rotulo condiz com a realidade. A informação do rotulo esta de acordo com a legislação da ANVISA.
O vinagre é utilizado como condimento para atribuir sabor e aroma aos alimentos, também utilizado na higienização de vegetais e como amaciante de carne. O proposito de se titular uma solução básica com uma acida é determinar a quantidade correta de base que é quimicamente igual à quantidade de ácido presente. Isso ocorre no ponto de equivalência e a solução resultante contém o sal correspondente.
3 CARACTERISTICAS DO ACIDO ACETICO
O vinagre nada mais é do que acido acético em solução aquosa, que tem propriedade desinfetante e anti-inflamatoria, é incolor em temperatura ambiente, de cheiro forte e sabor azedo também é solúvel em agua, seu nome oficial é acido etanoico, o acido acético é vinagre quando sua concentração esta ± 7% de acido acético em solução aquosa, se for livre de agua é apenas acido acético glacial.
Tem densidade de 1,049 g/ml, ioniza em solução aquosa produzindo prótons de H+ por molécula, tem grau de ionização0 em 3%, suas moléculas se