Relatório de filtros ativos
Filtros Ativos
Turma 01
Pedro Henrique Alves Ribeiro, UFPI, Marcos Henrique da Silva Alves, UFPI, Prof. José Maria Pires de
Menezes, UFPI.
Resumo – Este documento descreve a prática feita em laboratório para verificar experimentalmente o comportamento de circuitos com amplificadores operacionais, bem como a verificação do funcionamento dos filtros ativos.
Todas as grandezas medidas e utilizadas para a comprovação dos estudos teóricos foram obtidas pela análise e observação no osciloscópio e pela simulação nos programas Matlab e
Multisim.
Abstract – This document describes the practice done in the laboratory to verify experimentally the behavior of circuits with operational amplifiers, as well as checking the operation of active filters. All the measured and used for verification of theoretical studies were obtained by analysis and observation on the oscilloscope and the simulation in Matlab and Multisim software.
Palavras-Chave – amplificador, ganho, frequência de corte, atenuação. Sua impedância independe da freqüência do sinal aplicado. Depende apenas da relação entre a tensão e a corrente, conforme a Lei de Ohm:
V=RI (Lei de Ohm)
CAPACITOR
A impedância capacitiva depende inversamente da variação de frequência aplicada ao circuito em estudo. A relação que descreve essa relação de dependência é:
Z=1/(sC) (Impedância capacitiva)
INDUTOR
A impedância indutiva depende diretamente da variação de frequência aplicada ao circuito em estudo. A relação que descreve essa relação de dependência é:
Keywords – amplifier, gain, cutoff frequency, attenuation.
Z=sL (Impedância indutiva)
I. OBJETIVOS
Analisar o funcionamento dos filtros ativos Passa-baixas e
Passa-altas propostos, bem como traçar os diagramas correspondentes às respostas dos filtros projetados.
II. INTRODUÇÃO
Filtros ativos são circuitos lineares projetados para deixar passar determinadas frequências e atenuar outras. Para o
estudo