Projeto GB
ENGENHARIA ELÉTRICA
PROJETO GB – FILTRO REJEITADOR DE 60HZ
RELATÓRIO DE ELETRÔNICA III
JULIANO DOS PASSOS
THIAGO LEMES DE SÁ
São Leopoldo, novembro de 2014.
1. INTRODUÇÃO
Através do presente relatório iremos apresentar os resultados obtidos durante o desenvolvimento e execução do projeto referente ao GB da disciplina de eletrônica III, que teve como objetivo projetar um filtro ativo rejeitador de 60 Hz com atenuação de 30dB e fator Q=10. Evidenciando os conhecimentos teóricos sobre amplificadores operacionais e filtros eletrônicos, aplicados na prática a fim de conhecer algumas características e limitações do projeto proposto.
2. DESENVOLIMENTO
2.1 Especificações gerais
O filtro ativo apresentado a seguir, foi desenvolvido seguindo a proposta apresentada abaixo:
Figura 1 - especificação
Conforme o gráfico acima, o filtro projetado consiste em um rejeitador, que possui como comportamento o fato de possibilitar a passagem de todas as freqüências abaixo e acima da frequência de corte, que no caso será 60Hz, nessa frequência o filtro deverá atenuar o sinal em -30dB e com fator Q=10.
2.2 Filtros ativos
Filtros ativos são aqueles construídos com alguns elementos passivos, como resistores, capacitores e indutores e com elementos ativos ( transistores e amplificadores operacionais. De acordo com a especificação do projeto, iremos desenvolver um filtro rejeitador de 60 Hz, podemos dizer que este circuito esta relacionado um rejeita faixa, onde suas frequências de corte estão bem próximas da frequência central. A freqüência de corte (fc/ω0) ou frequência meia potência é a frequência abaixo, ou acima da qual, a potência na saída de um sistema (circuito eletrônico, linha de transmissão, amplificador ou filtro eletrônico) é reduzida a metade da potência da banda de passagem. Em termos de tensão (ou amplitude), isto corresponde uma