Desenvolvimento Organizacional
Foi por volta dos anos 60 que se começou a se falar de Desenvolvimento Organizacional, quando...
Richard Beckhard
Warren Bennis
Edgar Schein
e seus companheiros reuniram suas pesquisas, aulas e experiências e publicaram um conjunto de livros sobre mudanças, organização, cultura e sucesso empresarial.
No início dos anos 70 algumas grandes organizações, no Brasil, já falavam essa nova linguagem em sua administração, mas era ainda uma novidade, adotada talvez com alguma hesitação e pouco conhecimento inicial.
Mas à medida que os tempos foram passando e o ritmo e a intensidade das mudanças nas organizações e no Mundo foram se incrementando, o conceito de Desenvolvimento Organizacional foi se divulgando e sendo melhor entendido até que hoje - e cada vez mais – virou tema e preocupação fundamental num grande número de empresas.
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
O desenvolvimento organizacional refere-se à forma como a organização se relaciona com seus funcionários, como se lida com a autoridade e como os funcionários se relacionam uns com os outros. Tem como principal característica a interação entre funcionários e empresa, de forma de que esses se unam e consigam atingir os objetivos e as metas em conjunto de modo que esse processo seja gratificante e estimulante. O Desenvolvimento Organizacional se propõe a criar uma empresa continuamente proativa que deva se adaptar rapidamente às mudanças quando elas ocorrerem, mas que também saiba perceber o que virá pela frente e se antecipar ao futuro.
SUA FUNÇÂO
A função principal do Desenvolvimento Organizacional é não deixar a empresa estancar num determinado momento de sua evolução. Zona de Conforto e Desenvolvimento Organizacional são inimigos viscerais. Quando a Empresa achar que está tudo muito bem é a hora do desastre, num mundo em constante transição. Um eficaz profissional de Desenvolvimento Organizacional é aquele que faz com que sua a empresa nunca sinta