Sociologia . Economia Solidaria e Cooperativismo
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE.
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ECONOMIA SOLIDÁRIA:
Cooperativismo e Autogestão
FORTALEZA
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE.
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA
PROFESSOR OSMAR DE SÁ PONTES
ECONOMIA SOLIDÁRIA:
Cooperativismo e Autogestão
AUTORES:
AMANDA RÉGIA DOS SANTOS REIS
CAROLINE NOGUEIRA DO NASCIMENTO
LEISI LLEIDA GRAMAZDA LOPES FERNANDES
LUANA DOS SANTOS ROCHA
ROSA CAROLINE OLIVEIRA FERNANDES DE SOUSA
VLÁDIA CRISTINA DE OLIVEIRA SILVA
FORTALEZA
2014
Sumário
1 BASES IDEOLÓGICAS
Embora muitos acreditem que a economia solidária é uma concepção intelectual, isso não é a pura verdade. A economia solidária é uma concepção que está em processo continuo de trabalhadores em luta contra o capitalismo (Singer, 2000).
Não é possível entender a lógica existencial da economia solidária sem levar em consideração a critica operaria e socialista ao capitalismo. Ela condena o capitalismo e a sua ditadura do capital na empresa, a utilização ilimitada de poder por aqueles que são donos dos meios de produção, os colaboradores ficam sujeitos a fazer somente o que é viável dentro do que é disponibilizado pelo capitalista, que pode demitir o colaborador assim eu sua vontade mude (Singer, 2000).
A Economia Solidária é um projeto que há muito tempo vêm sendo arquitetado e ensaiado na prática por trabalhadores, e pensadores socialistas vêm estudando e sistematizando. Esses estudos obtiveram alguns resultados, dentre eles está o de que homens e mulheres que são vitimas do capitalismo organizam-se como produtores associados, objetivando não só ganhar a vida, mas reintegrar-se à divisão social do trabalho em condições de competir com empresas capitalistas.