TOP DOS TOP
E = É a razão entre distância gráfica e distância natural: d / D O desenho técnico projetivo terá sempre uma relação entre distância gráfica (d) e distância natural (D) (o que está sendo representado: peça, equipamento, instalações, etc.). Esta relação que vamos chamar de escala do desenho é normalizada norma NBR 8196.
Quando fazemos um desenho diretamente no papel temos que fazê-lo em uma escala definida, porém quando fazemos no computador a definição da escala será feita no preparo para a impressão.
Imagine um terreno que mede 12 x 30 metros (distância real (natural ), que foi desenhado em uma folha de papel A4. Optou-se em desdenhar um retângulo um retângulo de 12 x 30 centímetros (distância gráfica - d), para fazer a representação. Neste caso cada metro no terreno vale no papel na realidade 1 cm e todos os detalhes do desenho seguem está relação de 1 para 100 ou 1:100. Foi então usada uma escala de redução. Em outros casos poderia ser o contrário, ampliação ou escala natural.
Fator (x) na escala significa quantas vezes o valor real(natural) ampliou ou reduziu. Representação
a) Ampliação X : 1 - d > D – Ex. 2:1, 50:1, 100:1 ..
b) Redução 1 : X - d < D – Ex. 1:2, 1:50, 1:100 ...
c) Natural d = D – Ex. 1:1
As escalas recomendadas pela norma são apresentadas na tabela abaixo:
Observações:
· No esboço cotado, as medidas do objeto não são reproduzidas com exatidão, portanto fora de escala, apenas respeitando as proporções do objeto. · As dimensões angulares do objeto permanecem inalteradas. Nas representações em escala, as formas dos objetos reais são mantidas.
· Todo desenho no papel deve indicar a escala utilizada na legenda. Caso existam numa mesma