desenvolvimento infantil
Por meio desta ATPS nos propomos a aplicar na prática, a teoria aprendida sobre o desenvolvimento físico, psicossocial e cognitivo na segunda infância. Para isso foi adotado o método de contar uma estória infantil para uma criança de 6 anos do sexo feminino.
Ao contarmos a estória, adotamos uma linguagem lúdica e depois pedimos à criança que repetisse a estória contada e fizemos algumas perguntas dirigidas a fim de observarmos a capacidade de compreensão e comunicação da criança.
Além da estória infantil, tomamos nota de um questionário, respondido pela mãe da criança, que segue um roteiro do histórico da vida infantil da criança e nele estão contidos dados como: identificação, fases da gestação e nascimento, saúde, qualidade do sono, alimentação, desenvolvimento motor e linguagem, desenvolvimento emocional e social, além de vida escolar e ambiente familiar.
Esse trabalho é de fundamental importância para nosso desenvolvimento acadêmico por nos proporcionar o entendimento do nível de desenvolvimento cognitivo da criança à luz dos conhecimentos adquiridos em fontes bibliográficas e também na sala de aula.
O aspecto cognitivo é o que se destaca em nosso trabalho, entretanto, abordaremos de forma menos enfática os aspectos físicos, comportamentais e sociais da criança abordada.
2 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA NA 2ª INFÂNCIA
2.1 Estória: “Peixinho Dourado vai Passear” da autora Therezinha Casasanta
A criança participante de nosso trabalho é do sexo feminino e possui 6 anos e meio. Contamos a ela a estória do peixinho dourado que vai passear. Basicamente o livro relata a estória de um peixinho dourado que vivia tranquilo com sua família no fundo do mar, mas que resolveu um dia arriscar-se a nadar mais longe. Foi parar na praia, onde as crianças o recolheram e o puseram no aquário e as crianças perceberam a tristeza do peixinho e decidiram levá-lo de volta para o mar, o peixinho passou por alguns