Desenvolvimento infantil
Fase oral: De 0 a 2 anos onde a zona erógena do bebê é a boca. É por ela que se pode produzir o prazer, e é a primeira parte do corpo que o bebê controla.
Nessa idade o bebê tem prazer em mamar, chupar chupeta e colocar as coisas na boca.
Fase anal: De 2 a 3 anos, o prazer passa operar na consciência e dos dois aos quatro anos a criança aprende a controlar o músculo que serve para abrir e fechar vários orifícios ou canais naturais do corpo. Nessa fase prestam mais atenção nas suas necessidades fisiológicas. É nessa fase que se libertam das fraldas e passam a ter a autonomia de usar o banheiro.
Fase fálica: De 3 a 5 anos, é a fase que a criança nota as diferenças sexuais. O fato de ter ou não um pênis. Nessa fase começa a pesquisar o que sobra ou falta no amiguinho.
Período de latência: De 6 a 10 anos, é quando a criança interage com outra criança de forma social, como em atividades escolares.
Fase genital: Após a puberdade é o início da adolescência onde notamos o comportamento sexual, e nessa fase a pessoa começa a se preparar para as relações sexuais onde procura o prazer no outro.
FREUD também tentou analisar o inconsciente compondo três componentes básicos da estrutura da psicanálise: ID, EGO e SUPEREGO.
ID- É o primeiro elemento e nasce com a criança. É a fonte de energia psíquica, buscando satisfação e visa exclusivamente o prazer tendo a função de descarregar a tensão do corpo. Um pensamento ou lembrança que sumiu da consciência e que fica na área do ID, pode influenciar por toda vida do ser humano.
EGO- Controla a exigência do extinto, decide onde, quando e como são feitas.
Está em contato com a realidade externa. É responsável pela saúde, segurança e sanidade da personalidade. É responsável pelo comando do movimento voluntário.
SUPEREGO- Se